A Manaka é uma empresa que traz já em seu nome um significado muito forte e repleto de vida.
A escolha desse nome está associada a árvore da minha vida, que traz cor, alegria, amor e transformação diária a tudo que faço, minhas filhas: Mariana, Natália e Katarina.
Manaka é a junção das iniciais dos três nomes.
A árvore Manacá da Serra que possui folhas verdes escuras com flores brancas que mudam sua coloração gradativamente para o rosa até atingir à tonalidade lilás. Frequentemente encontramos uma árvore com flores das três cores no mesmo galho, o que traz um colorido especial ao seu redor.

O Manacá da Serra é uma planta comum da Mata Atlântica que pode ser encontrada no litoral de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O que nos move?
Ter clareza sobre o que nos move é fundamental para trabalharmos juntos por uma educação transformadora e de sentido para todos e todas.
Nossos Valores que fundamentam nossas ações estão em nossas raízes; Nossa Missão que nos mantém firmes em nosso propósito está em nosso caule; Nossa Visão que irá longe e chegará ao seu destino está em nossas folhas e flores.
Missão
Trabalhar junto aos diferentes parceiros de modo a favorecer a criação de uma rede colaborativa e cooperativa na implementação de uma política pública de educação integral nos estados e municípios brasileiros, capaz de exercitar na prática o desenvolvimento pleno de estudantes e educadores.
Visão

Ser reconhecida como uma rede que colabora para que educadores e estudantes se conheçam mais e melhor exercitando de forma consciente e amorosa suas relações: consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vivem, como sujeitos protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e solidária.

Valores
Colaboração e cooperação
Diversidade
Respeito
Amor
Equidade
Edna Borges proprietária da Manaka

A Manaka nasceu da iniciativa, esforço e dedicação de uma jornalista apaixonada pela educação. Mineira de alma e coração, gosta de sentir o cheiro da fumaça do fogão a lenha, de terra e mato molhado e ouvir o barulho da água, das folhas da árvore e do canto dos pássaros. Mãe de três mulheres mineiras, lindas, autônomas e batalhadoras.

Edna Borges, mineira, jornalista com especialização em Desenvolvimento, Meio Ambiente e Recursos Naturais pela Unicamp e pós graduada em Educação e Ação Social com ênfase em Desenvolvimento Sustentável pela PUC Minas. Consultora e proprietária da empresa Manaká Ltda. atuando como Gestora e formadora em projetos socioeducacionais.

Principais atuações profissionais:

Desde 2018 trabalha como prestadora de serviços para o Instituto Ayrton Senna na implementação da Proposta Educacional de desenvolvimento socioemocional de educadores e estudantes em territórios como o estado do Ceará, Mato Grosso do Sul e o município de Teresina (PI).

Em 2021 atuou no planejamento, desenvolvimento e realização de formações de professores e gestores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para o desenvolvimento intencional de Competências Socioemocionais de Estudantes de forma articulada aos diversos componentes curriculares e ao Projeto de Vida.

Responsável também pelas formações do Programa Volta ao Novo de articuladores municipais de todo país, realizado em parceria com a Undime Nacional.

Olá, como podemos ajudar?