Parcerias e Conexões 

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”

Provérbio Africano

Cristiano Barbosa

Mineiro de Uberlândia. Educador, cineasta, fotógrafo e produtor cultural. Doutor em Educação pela UNICAMP e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi professor da educação básica durante 15 anos e do ensino superior por 6 anos.

Idealizador e realizador do projeto Trakinagem Cinema e Educação. Já realizou 4 mostras de cinema e educação (2018 a 2021) e produziu mais de 60 filmes de curta-duração com professores e alunos.

Trabalhar com a Edna é um misto de alegria e inspiração. Uma experiência de aprendizagem de fato compartilhada, pois comungamos da crença de que a educação é o caminho mais potente de nos transformarmos e, por conseguinte, de construirmos um mundo mais justo, humano e sustentável.

Raquel Diniz Ezequiel

Pesquisadora e Consultora para Desenvolvimento Sustentável

Carioca atualmente residente em Londres, fundou a Olhar Compartilhado  em 2006 e ao longo de sua trajetória profissional atuou como consultora em ciclos que foram permeados de trabalho interno em organizações sociais de referência no Brasil: Fundação Roberto Marinho – Canal Futura, Instituto Akatu, BrazilFoundation e AfroReggae.

É Mestre em Desigualdades e Ciências Sociais pela London School of Economics. Formada em direito, com MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Duas especializações em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho (OIT-ONU) e Marketing Cultural pelo Centro Cultural Candido Mendes.

Ao longo dos 20 anos profissionais já coordenou iniciativas em parceria com empresas privadas, Sistema S, Poder Público ,  mais de 300 organizações do Terceiro Setor de diferentes áreas de atuação e Universidades.

É graduada no curso de Liderança para Segurança Climática pela Leadership for Environment and Development (LEAD).  Mais recentemente participou de cursos como: Who do we choose to be?  – Schumacher College; Developing Business Moldes for a Sustainable World – London School of Economics; Design Thinking Program – University of Virginia (online couse);  Evaluating Social Programs – MITx – JPAL; Foundations of Development Policy – MITx (online course)

Tem um profundo interesse em desenvolver conteúdos e práticas alinhadas com as necessidades reais de gestores e empreendedores sociais para que possam ser mais efetivos no dia-a-dia de sua atuação no campo social.  Busca criar relações de confiança e acolhedoras onde a escuta ativa é o eixo principal.  Observa processos e aprofunda-se em estudos,  fazendo curadoria de temas, teorias, estudos para o compartilhamento de aprendizados. Tem uma visão sistêmica sempre em formação e resultado de mais de 20 anos de atuação no setor de desenvolvimento social.  Tem  experiência junto a quem empreende no campo social e com que investem nas iniciativas.  Participa de equipes multidisciplinares e acredita que troca entre culturas e saberes exerce um papel central no pode trazer soluções para os desafios que enfrentamos.

Conheci a querida Edna em 2007, no Instituto Akatu durante um processo seletivo de consultores para atuar como facilitadores em processos de educação para o consumo consciente e sustentabilidade.

Assim começou nossa jornada coletiva. Aquele sorriso, aquela sensibilidade forte, aquela mãe, aquela educadora mostraram seu brilho e sua capacidade mobilizadora para nosso grupo e para todos que estavam envolvidos no projeto.

E é sempre assim, ela encanta a todos. Ela estuda, pesquisa, ela cria, ela se envolve, ela reflete, ela melhora, traz novidades, registra, avalia e recomeça. Uma educadora nata, que tanto me inspira! De lá para cá, fomos sócias, nos embrenhamos em projetos diversos de educação, mobilização, pesquisa, avaliação, desenvolvimento de conteúdo sempre com o objetivo de transformação social.

Foi com ela que desenvolvi uma metodologia para o desenho e gestão de projetos, a metodologia “RIO”. Já estivemos em muitos lugares desse Brasil e pensamos juntas sobre estratégias para mudança social. Sempre em colaboração e partilhando tantos resultados.

A Manaka é resultado de uma longa trajetória de experiência no campo social no Brasil que resulta em processos e estratégias de educação para um mundo e Seres Humanos melhores, com mais resiliência, escuta ativa e com mais capacidades emocionais para enfrentar os desafios de uma Terra em caos.

Vida longa para a ManaKa! Nós brasileiros, mereceremos e celebramos educadores como a Edna!

Metodologia RIO

Desenvolvida com o objetivo de favorecer a compreensão e oportunizar a vivência de forma lúdica de todo o contexto da gestão de um projeto/programa social e ou educacional

Jessé Cruz
Técnico do Projeto de Vida e Formador dos Diálogos Socioemocionais da REE-MS;
Pai de gêmeos, poeta, palestrante e Educador Social. Idealizador do Projeto Princesas que atente meninas em situação de risco.

Daniel Ventura

Professor formador e psicólogo na Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Mato Grosso do Sul (CFOR/SED/MS)

Edna é uma profissional que possui o repertório almejado para este século, conhecimento e emoção no que faz e com quem faz e as mais estimáveis qualidades humanas que dispensa formalidades e currículos. Ela estampa no rosto e riso fácil a cordialidade e a sabedoria e tem um jogo de cintura e habilidade de comunicar que faz de um encontro educativo um momento prazeroso, daqueles que se quer mais. Seu gosto refinado pela educação, pela cultura e pelas pessoas parece tatuado na sua história e tem a nobreza de compartilhar o que sabe e o que faz com tranquilidade e com tempo de qualidade.

Conheci ela em 2019, numa formação de desenvolvimento socioemocional para professores e foi um momento eternizante de pessoas que querem os mesmos objetivos. Tornou-se sul-mato-grossense fácil, fácil e amante do nosso querido Manoel de Barros. Tornei-me o Daaaaaann para ela. Durante a pandemia, numa formação on-line de quase um semestre, entrou na minha casa toda semana e tomou um bom café. Foram dias em que havia um brilho diferente nos olhos, uma forma possível de se comunicar e se encontrar. Meu respeito, carinho e amizade, querida.

Carlos Mandel
Gerente de Canais e Alianças Estratégicas do Instituto Ayrton Senna

Conheci a Edna em 2017, em um trabalho que realizávamos em Fortaleza. Desde lá, tivemos diversas oportunidades para trocar, construir e realizar. Essas três palavras definem bem como é trabalhar com essa excelente profissional: um espaço para que os resultados sejam atingidos, sempre com muito aprendizado e parceria.

Em relação ao perfil, considero a Edna como sendo uma das melhores pessoas para se trabalhar junto: parceira, comprometida, competente e com um senso de humor e alegria tão contagiantes que fazem com que os desafios do dia-a-dia se tornem leves e simples. Edna é daquelas pessoas que deixa sua marca em cada uma das pessoas com as quais se relaciona, seja na construção ou na execução de projetos e formações.

Jesus Bispo
Coordenador de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Brasiléia. Formador do Programa Volta ao Novo no Estado do Acre, indicado pela UNDIME/AC
Ruy Flávio de Oliveira
Sócio da 3GEN, responsável pelos projetos de Educação da Empresa
Escala

(Com a mão na horizontal, quase tocando o chão): tem formador medíocre, ruim mesmo, que mal faz a obrigação, quando muito.

(Com a mão há horizontal, na altura do peito): tem formador mediano, que dá para o gasto; que cumpre o programa.

(Com a mão na horizontal, na altura da cabeça): tem formador bom, que gosta do que faz, que sabe fazer bem feito; que respeita a Educação; que se prepara para as formações; que está sempre tentando se superar.

(Com a mão na horizontal, bem acima da cabeça, na ponta dos pés): tem formador fora-de-série, que se apaixona pelo conteúdo e pelos formandos; que conhece o conteúdo como conhece a si mesmo; que cuida dos formandos como cuida de seus filhos; que aprende a História e a cultura do lugar para colocar nas formações, mas que coloca sobretudo muito de si mesmo; que os formandos querem amarrar no pé da mesa para o formador não ir embora.

(Com a mão 750 milhões de anos luz acima da galáxia mais distante acima da cabeça): E tem a Edna.

Rachel Cavalcanti Stefanuto

Educadora e facilitadora de processos de aprendizagem que acontecem na troca, sempre de forma colaborativa. Profissional que acredita na educação que trata de temas relacionados à sustentabilidade e tudo que contribua com a construção de um propósito. Assim também é sua prática na organização A Guarda-chuva na formação em empreendedorismo e inovação social, possibilitando a atuação e ampliação de Negócios de Impacto e Investimento Social.

Um retrato de Edna

Nossa amizade me parece atemporal, que vem de sempre, precisei até perguntar a ela quando nós nos conhecemos. Eu sei que foi quando ela chegou para fazer uma disciplina de pós-graduação que eu oferecia na Unicamp e isso foi em 2006.

Naquela ocasião, de imediato, senti como se já nos conhecêssemos há muito tempo, senti que ali nascia uma forte amizade. Nos primeiros encontros algumas da suas “marcas registradas” já se destacaram: a alegria, acompanhada pelo sorriso e riso característicos, inteligência e abertura e muita disposição para aprender na troca, no diálogo que sempre o meu jeito de estar em sala de aula.

Depois disso começamos a trabalhar juntas e então se destacaram outros valores da profissional e amiga (que se juntaram àqueles que já mencionei): a comunicação fácil, respeito com quem quer que fosse, comprometimento e responsabilidade permeados pela mesma alegria de sempre e aquela típica disposição e abertura para se aprofundar em novos temas que eram propostos.

Sua coragem e liberdade para enfrentar novos desafios sempre estiveram presentes em diversas fases de sua trajetória que eu acompanhei. Em comum, durante essas fases, predominava a firmeza de seu caráter e do seu propósito.

Acima de tudo, sinto que é o amor que dá força a ela e que sustenta todo o seu viver e suas práticas, tanto da amiga, quanto a da profissional, mas principalmente a da mãe exemplar de 3 mulheres lindas.

Daria para dizer mais da mulher que faz pilates, que cozinha, cuida da casa, do jardim com seus canteiros de temperos, plantas e flores, das filhas flores, do Muri, mas acredito que a essência do que percebo da minha querida amiga Edna está aqui nessas linhas e que talvez, sob algum risco eu diria que poderia ser resumida em: a vida é para ser vivida seriamente, mas sempre que possível, divertidamente (e quase sempre é possível)!

Silvia Lima
Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna / Formação de Educadores

Olá, Edna.
Que felicidade participar contigo desse momento tão especial de nascimento da marca Manaka, que há muitos anos é nossa parceira na importante missão de contribuir com o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens, por meio da formação de educadores do nosso Brasil.

Muito me alegra ter você como parceira na realização de jornadas formativas de educadores nos diferentes projetos e programas que atuamos. Atuar contigo é garantia de um trabalho feito com muito estudo, dedicação, profissionalismo, competência e carinho. Além da alegria, carisma, leveza e beleza que faz questão de imprimir em cada ação.

Sucesso para você, para a Manaka e nosso muito obrigada.

Olá, como podemos ajudar?